Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dentista x Paciente = Relacionamento na Web

Paciente informado pela 'web': fenômeno que ajuda na relação Dentista - paciente



As inovações tecnológicas e a internet ampliaram infinitamente as fontes de informação e a possibilidade de interatividade. Nesse contexto, a saúde aparece como uma das áreas onde há cada vez mais informação disponível para um número cada vez maior de interessados. Entre outras coisas, esse fenômeno gera o surgimento do chamado "paciente informado", aquele que busca na rede informações sobre o diagnóstico, o sintoma, o medicamento e o custo de internação e tratamento de doenças, e acredita que seu saber deve ser levado em consideração pelo médico durante a consulta. Até que ponto isso interfere na autoridade e no prestígio social do médico e altera a relação médico-paciente, baseada tradicionalmente na assimetria de informações? Responder essa pergunta é o objetivo da pesquisa O impacto da internet na saúde: a percepção da população de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro, contemplada pela Faperj no programa Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro.

O perfil desses consumidores de informação em saúde na internet tem se mostrado bastante variado. Por outro lado, os sites que tratam de temas e questões relativas à saúde-doença também já são incontáveis: alguns mantidos por empresas ligadas ao setor, outros organizados por pacientes ou profissionais da área, grupos de auto-ajuda de pacientes portadores de uma determinada doença, associações profissionais, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa etc. Há também fóruns interativos que oferecem informações e permitem, cada vez mais, a troca de experiências entre consumidores de serviços de saúde.

Por esse motivo é necessário que seu consultório, clínica ou serviço na Saúde esteja na Internet, saiba como podemos te ajudar e deixe seu comentário ..Clique aqui




fonte: Fundação Oswaldo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...