Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lições do Facebook para Clínicas Odontológicas (1-2)









ESTILO MARK ZUCKERBERG DE ADMINISTRAR: LIÇÕES DO FACEBOOK PARA OS DENTISTAS  (1/2)

Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz

“A nossa missão é dar às pessoas o poder de partilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado.”

Mark Zuckerberg

O Mark Zuckenberg fundou o Facebook em 2004, junto a outros colegas. Entre eles Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, quando eram estudantes da Universidade de Harvard. No ano de 2010, foi nomeado pela revista Time como a Pessoa do Ano. Em março de 2011, a revista Forbes colocou Zuckerberg na 52ª posição da lista das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 13.5 bilhões de dólares. 

Quem diria que um garoto de vente e poucos anos, estaria ditando as regras da administração, sem manuais, sem teoria, sem alunos e seguidores formais...Ele chega com sua juvenil equipe para quebrar solidas crenças, numa época na qual ate faz muito pouco tempo atrás predominavam os gurus da Administração e na qual segundo eles se pensava que se deviam seguir determinadas estratégias, técnicas e formas especificas de analisar o mercado, assim como determinadas regras ou manual do sucesso empresarial, 

Este garoto programador com sua pratica, mas de que com discursos, textos complicados, etc. nos faz compreender e olhar o mundo diferente, assim como também começar a olhar a administração desde outro ângulo mais objetivo, ajustada ao momento e contexto atual. 

Ele quebrou paradigmas estabelecidos, como os de que para se ter sucesso se deve ter X idade, investir um Y e adotar uma estratégia e estrutura empresarial Z. Mas não se engane Mark não é apenas um programador obcecado com softwares. Ele também estudou Psicologia e na escola Ardsley High School, teve grande destaque em arte e cultura clássicas. Foi transferido para a Phillips Exeter Academy, onde ganhou vários prêmios em ciências como a astronomia, matemática e física. Nos estudos clássicos, Mark aprendeu a ler e escrever francês, hebraico, latim e grego antigo e ainda pertenceu a equipe de esgrima. Na faculdade, ele era conhecido por recitar versos de poemas épicos como a Ilíada. 


Mas vejamos algumas das lições que podemos tirar do exemplo de vida, da pratica cotidiana e da forma de operar e crescer do Facebook, filho natural, deste jovem rapaz. 

Novo paradigma da gestão: Uma forma de administrar mais descontraída, exigente, com foco em resultados, mas muito mais flexível para procurá-los por diferentes vias e sobre tudo se apoiando nas novas tecnologias com ênfases na cibercultura para atingir seus objetivos. 

  • Sonhe alto: O fundador e seus seguidores, mesmo quando começaram com poucos recursos eles sempre pensaram num mundo sem limites, sonharam alto e com visão de futuro. 
  • Não é necessário tanto planejamento: As bases do Facebook foram lançadas durante uma noite. Claro depois este programa inicial se modificou, cresceu e evolui. Mas seu surgimento inicial não foi fruto de uma grande analises estratégica. 
  • Renovação constantes: Aqueles que são usuários do Facebook, sabem como constantemente o site esta fazendo atualizações e oferecendo novos serviços aos seus clientes. 
  • Criatividade e mais criatividade: Utilização criativa de poucos recursos. Lembremos como se inicio a criação do site Facebook com escassos recursos e como aos poucos com muita criatividade se foram expandindo através de diversas alianças. 
  • Rapidez de resposta: Sempre se tenta dar uma resposta imediata as demandas dos usuários do Facebook. 
  • Alianças estratégicas para crescer: Os fundadores partiram do principio de crescer sem vender o negocio. Para isto fizeram diversas alianças, primeiro com empresas do setor e ate muito pouco tempo com o próprio Google. 
  • Internet, espaço de competição: Existem claras estratégias e a vontade de superar os concorrentes atuais tais como o Orkut, Google, etc. 

Metas de elevado desempenho: Sempre se procura pela equipe superar o resultado anterior. Regras flexíveis para crescer, mas norma rígidas com a equipe interna. 

No nosso próximo artigo falaremos de outras novas dicas para administrar que podemos extrair do Facebook e da vida de seu criador. 

Para mais informação contate a Perfectu , clique aqui

FELIPE CHIBÁS ORTIZ é consultor, psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba, mestre e doutor pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing, especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares, Espanha. Palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais. É autor de onze livros publicados em Cuba, Brasil, Espanha, Canadá e México e sócio-diretor da Perfectu Gerenciamento Empresarial, empresa de consultoria que integra o grupo multinacional espanhol de Consultoria e Formação Empresarial Global Estrategias, presente em 15 países de quatro continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...