Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Negociação no Consultório Odontológico

POR QUE O PROFISSIONAL DA SAÚDE DEVE SABER A NEGOCIAR?


Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino

Durante toda nossa vida estamos negociando às vezes sem perceber: quando nos casamos com ou sem comunhão de bens, durante o concerto do nosso carro, quando decidimos para onde viajar com a família ou qual lugar visitar no fim de semana, etc. 

Seria interessante fazermos as perguntas: Por que negociar? É necessário? O que resolvemos aprendendo a negociar? Para respondermos essas e outras questões nos referiremos a alguns elementos históricos, assim como do mundo globalizado atual que podem nos ajudar a responder essa questão. 

Ninguém sobrevive sozinho. Viver em grupos diversos é hoje uma realidade e uma necessidade constantes. Negociar é também saber se comunicar e é necessário saber se comunicar em todos os grupos de seres humanos com os quais convivemos, começando pela família. 

Negociações históricas que podemos citar são as que envolveram o encerramento da Primeira Guerra Mundial. Segundo mostra a literatura a esse respeito, a parte inglesa e a francesa impuseram condições leoninas à parte alemã, o que por sua vez foi um dos fatores deu credibilidade a Adolf Hitler frente ao povo alemão e acelerou a realização da Segunda Guerra Mundial. 


É impossível viver sem negociar neste diverso e multilateral mundo no qual vivemos hoje, onde os elementos multiculturais, multirraciais, multiétnicos estão presentes no nosso dia a dia, seja ao sair a rua ou ao entrar na Internet, viajar no Face, Twiter, Youtube, ou outros sites, programas e sistemas de relacionamento via web. 

Dessa forma, se potencializa também o surgimento de novas mídias virtuais para divulgar os produtos e serviços, assim como a aparição de novos negócios via web, como, por exemplo, as vendas de produtos através de lojas virtuais e outras formas de E-comerce, o surgimento de novos serviços e produtos on line, etc. Tudo isto leva também ao surgimento de novas formas de negociar e entrar em acordos com pessoas que às vezes nunca encontramos pessoalmente. Hoje as negociações raramente envolvem apenas duas partes, quase sempre envolvem pelo menos 3 interessados. Isto agrega complexidade quando temos várias pessoas envolvidas. 

Nesse novo contexto, a negociação cada vez mais se institui como uma forma legítima de conseguir nossos objetivos sem menosprezar ou lesar os objetivos dos outros. Aprende-se, utilizando a negociação cotidianamente, ter um convívio mais sadio em qualquer tipo de circunstância, tanto presencial como virtual. 

Contate-nos para texto na integra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...