Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Consultoria Odontológica

O QUE É CONSULTORIA PARA CONSULTÓRIOS, CLÍNICAS E NEGÓCIOS NA SAÚDE?

Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino

O que é uma empresa de consultoria ou assessoria? Como é o processo de consultoria no dia a dia numa clínica ou negócio da saúde? Como ela pode me ajudar qualquer, seja ele um consultório, clínica, dental, farmácia, industria, etc.? Custa caro? É um serviço que não pode ser contratado por um consultório ou clínica pequena? 


Essas e outras perguntas são feitas pelos profissionais da saúde, sobre todo quando enfrentam um problema no desenvolvimento ou crescimento de sua clínica ou organização de saúde e não sabem como resolve-lo. Então queremos soluções quase mágicas e apelamos a um consultor. 

Mas então, o que é consultoria? Em poucas palavras é um processo de ajuda empreendido por profissionais da administração e do marketing, entre outras disciplinas, que de forma científica orientam o que deve ser modificado na clínica ou organização da saúde para se obter os resultados esperados. 

O melhor e mais clássico exemplo de consultoria é o do paciente com seu médico, no qual um leigo ou desconhecedor procura os serviços desse profissional da saúde e recebe o “conselho” de um expert. Bom salvando as diferenças é a mesma coisa para uma clínica, empresa ou serviço de saúde. O “médico” neste caso é o consultor que “receita” vários procedimentos que deverão ser seguidos pelo “doente” que neste caso é a clínica, empresa ou serviço de saúde em questão. 

O que espera o profissional da saúde da consultoria? Quase sempre soluções imediatas, que o consultor administre a clínica ou serviço de saúde ou faça o trabalho braçal que ele não gosta. Tudo errado. Os profissionais de consultoria ensinam como usar a rede, mas não entregam o peixe. Os consultores não são mais um funcionário do quadro da clínica ou empresa e sim os orientadores, colaboradores que com seu olhar mais imparcial junto do conhecimento e competências acumulados pela organização de saúde, ajudam a modificar seu rumo e obter melhores resultados. 

Para que serve uma consultoria? Em poucas palavras podemos dizer que contribuir para que o profissional e sua clínica atinjam os resultados esperados e metas de elevado desempenho, incrementar o número de pacientes e clientes, fidelização dos pacientes e clientes mais antigos, incremento de lucratividade, desenvolver uma cultura do espírito de equipe, garantir o crescimento planejado e a mudança organizacional contínuas, novo estilo de liderança, padronização do serviço e atendimento, estabelecimento de rotinas com organogramas, fluxogramas e a elaboração de um manual de normas e procedimentos para os colaboradores da clínica ou organização de saúde, entre outros. 

Quanto tempo dura um processo de consultoria? Dependendo do pacote ou tipo de serviço escolhido, o serviço de consultoria pode durar aproximadamente entre seis meses e um ano e meio. 

Qual é o valor de um processo de consultoria? Depende muito do alcance das mudanças projetadas, da dimensão da organização de saúde e do número de pessoas envolvidas. Não tem como se falar o valor deste tipo de investimento sem antes visualizar o “paciente” ou local aonde será desenvolvido o processo. Seria, guardando as devidas proporções como diagnosticar uma dor sem ver nem apalpar o paciente ou aplicar algum tipo de exame. 


3 comentários:

  1. Este artigo esclarece bem algumas das dúvidas sobre consultoria. É algo que deve ser bem feito e por alguém que perceba do assunto, penso eu.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza, mais o maior objetivo é esclarecer sobre o que é uma consultoria para estes profissionais escolham quando houver necessidade e da melhor maneira possível!

    Att
    Perfectu

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...