Mas e agora... já chegou 2012, todos preparados? Já se planejaram para um ano de grandes conquistas?
Então vamos lá..algumas dicas para que esse ano consigamos nossos principais objetivos..que pode ser:
- O aumento do número de pacientes
- Mais uma unidade da sua clínica
- Montar uma franquia
- Tornar-se um Empreendedor
Os objetivos podem ser variar, porém as estratégias utilizadas devem ser focadas e planejadas!
Sucesso não tem Milagre, tem Planejamento!
Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino
Mas, antes de qualquer coisa seria necessário definir também o que entendemos por sucesso. Será que o único sucesso possível é o financeiro? Será que ter um relacionamento amoroso estável e uma família unida e amorosa não é também outra forma de se ter sucesso? Ou ter verdadeiros amigos, fazer bem ao próximo, deixar um legado para a sociedade, ter idéias inovadoras, criar um novo serviço ou produto mesmo sem dar um elevado retorno econômico ou simplesmente ser feliz e estar de bem com você mesmo e a vida não é também sucesso? Se entendermos o sucesso dessa forma, mais ampla, com certeza estaremos mais preparados para entender a necessidade do planejamento como um instrumento que nos ajuda a vencer os obstáculos cotidianos. Porém, para que aconteça alguma dessas vitórias ou formas de sucesso acima descritas, seja no âmbito pessoal, familiar ou empresarial é necessário planejar. Podemos ter uma vitória isolada que ocorreu por acaso e sem planejamento, mas obter uma vida vitoriosa e uma carreira bem sucedida ao longo dos anos é quase sempre fruto de planejamento.
O odontólogo ou profissional, empresa, escola, consultório ou clínica que deseja conquistar a preferência e a satisfação dos seus clientes, parceiros, alunos, ou pacientes, deve investir tempo, esforço e recursos num adequado planejamento das suas ações a curto, meio e longo prazos. Nada acontece sem este necessário investimento.
Planejar é uma habilidade ou competência que se desenvolve na medida em que a exercitamos com mais freqüência e que aprendemos a usar as ferramentas e técnicas atuais da administração de empresas. Assim por exemplo, entre as ferramentas mais usadas hoje para realizar o planejamento estratégico de uma empresa citam-se a matriz SWOT (matriz de análise das oportunidades, ameaças e pontos fortes e fracos da sua clínica ou empresa), Balance Scord Card (metodologia de análise numérica de indicadores de gestão), brainstorming (técnica que propicia a criatividade em grupo), entre outras. Mas, aplicar todas estas ferramentas de gestão leva tempo, dedicação e constância. Mesmo utilizando algum programa ou software de apoio dos que existem hoje no mercado é sempre necessário disponibilizar tempo para alimentar esse sistema. Deve existir sempre a preocupação e o esforço humano para conseguir visualizar e organizar os recursos que possui a clínica, consultório ou empresa para conseguir o resultado desejado.
Quem não se planeja seja em nível individual, grupal ou geral de uma clínica ou empresa, fica literalmente perdido, sem saber qual direção tomar, quais decisões implementar e desperdiça tempo seu e dos outros na solução de problemas que poderiam ser evitados. Quem não se planeja ambiciona resultados, mas não sabe o que fazer para obtê-los e, quase sempre, culpa aos outros ou a Deus pelo seu insucesso.
Planejar é estabelecer objetivos (resultado esperado) e metas (resultado esperado em forma de números), bem como, traçar a estratégia ou caminho de desenvolvimento e definir as ferramentas que nos permitirão alcançá-los.
Em qualquer empresa ou clínica, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, as coisas não são diferentes. Todas elas necessitam de um caminho, uma estratégia e táticas previamente estabelecidas, com metas claras e objetivas, que proporcionem de forma simples aos seus colaboradores condições para manter o rumo.
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