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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Case - Do Fracasso ao Sucesso na Odontologia








Plano odontológico fracassado virou franquia de sucesso









Negócios paranaenses que deram certo acabam sendo modelos e expandindo suas fronteiras na forma de franquia. Foi o que aconteceu com a Ortodontic, uma empresa de Londrina que oferece tratamentos odontológicos. 

Um dos fundadores da empresa, Fernando Massi, conta que a ideia de montar a empresa surgiu depois de um fracasso anterior. Assim que se formou em odontologia, Fernando e outros amigos decidiram montar um consultório e resolveram lançar um plano odontológico. 

A ideia não deu certo. Ele conta que o plano acabou sendo campeão de inadimplência e que a maioria das pessoas procurava o projeto em busca de tratamento ortodôntico, justo o que eles não ofereciam, porque não eram especialistas no tratamento. 

Cientes da demanda, os dentistas resolveram terceirizar o serviço e contratar um ortodontista para o atendimento. Passaram também a realizar uma prospecção ativa dos clientes, na rua mesmo. O projeto deu resultado: em menos de oito meses eles tinham 1.200 clientes na clínica. 

"Nós éramos dentistas e não entendíamos nada de gestão. Tudo virou uma bagunça, os horários dos clientes e o aspecto financeiro", conta. Para aprender a gerenciar o negócio eles buscaram cursos direcionados para consultórios e contaram com uma consultoria. No trabalho, elaboraram manuais para as funções e organizaram os fluxos de procedimentos. 


"Começou a sobrar dinheiro, as pessoas se sentiam bem no consultório e traziam mais pessoas", relata. Vendo o sucesso do empreendimento, um amigo do dentista que é engenheiro perguntou se poderia abrir também uma clínica. Aí surgiu a ideia de montar uma franquia. Com a documentação em ordem, manuais e fluxos prontos, o processo foi rápido e em pouco tempo a marca já estava disponível. 

Hoje, já são 35 unidades instaladas em todo o Brasil e os empresários têm um projeto de expansão que deverá abrir 300 unidades menores em até cinco anos. O novo projeto tem um formato adequado a cidades menores com até 150 mil habitantes. 

O público, segundo o dentista, está garantido. "Todo mundo precisa de odontologia, mas somente 5% da população procuram o serviço espontaneamente. Nós vamos em busca destes 95% que não procuram", explicou. De acordo com Massi, após a implantação da franquia a prospecção de clientes varia entre 40 a 300 novos pacientes por mês, de acordo com o tamanho do consultório, e o retorno do investimento ocorre em até 24 meses.



Fonte: Paraná online

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