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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

8 de Dezembro - Dia da Família, família = equipe?

Sua equipe também é sua família!

Por isso é necessário valorizar cada um!


NA CLÍNICA , VC TEM FUNCIONÁRIOS OU COLABORADORES?

Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino, consultores e diretores da Perfectu

Os colaboradores aportarão soluções e iniciativas para sua equipe

Se vc deseja realmente crescer em equipes de alta performance precisa mudar sua postura e tratar as pessoas da equipe como colaboradores e não como funcionários. Existem um conjunto de diferenças entre ambas formas de tratar os integrantes da sua equipe que serão detalhadas abaixo. 

Assim o paradigma ou metáfora que predomina quando usamos o termo Funcionário é o da máquina. Estamos subconscientemente comparando-o ou sugerindo que o integrante da equipe é uma peça ou recurso inanimado, algo que funciona. Não se trata de um ser ou organismo vivo, o que fica mais claro quando usamos o termo colaborador. 

Por outro lado, a palavra funcionário sugere que o integrante da equipe apenas “funciona”, não é alguém que coopera ou colabora com a clínica ou empresa de saúde, como sugere o termo colaborador. Os verbos principais associados ao enfoque do integrante da equipe como um funcionário são os de funcionar, servir, entre outros. Enquanto os verbos associados ao termo colaborador são colaborar, cooperar, apoiar, contribuir. Como pode se apreciar neste último caso estamos falando de verbos que cobram uma postura mais presente e proativa do integrante da equipe. Trata-se de uma postura que enxerga os integrantes da equipe mais como ser humano integro e não como um recurso ou algo que pode ser usado. 

Assim um colaborador aporta sua inteligência, sua criatividade para a equipe, enquanto que um funcionário aporta apenas sua força de trabalho. Como pode se observar a própria palavra limita o aporte do individuo, adotando uma conotação mais braçal. 

O objetivo do grupo de funcionários é o de cumprir com o solicitado pelo chefe, finalizar a tarefa. O objetivo da equipe de colaboradores é o de vencer um desafio, fazer com qualidade, criar novas oportunidades. Assim um funcionário quando lhe solicitam citar para consulta 15 pacientes antigos e não consegue falar com nenhum deles, assim finalizadas as 15 ligações mesmo sem ter conseguido falar com ninguém, se senta e espera a que o líder passe para ele novas tarefas e quando o chefe lhe pergunta o que foi feito ele responde “já cumpri com o solicitado, já liguei para todos.” O colaborador procede de uma forma bastante diferente, dado que mesmo não conseguindo falar com nenhum dos 15 pacientes da primeira vez, continua ligando para conseguir e depois de conseguir continua fazendo outras tarefas. Assim quando o líder pergunta se conseguiu marcar esses pacientes ele informará com quantos conseguiu falar e com quantos conseguiu marcar a nova consulta, que era o verdadeiro propósito da ligação. 

Entre o funcionário e o líder existe uma enorme distancia social, dado que quem decide e pensa é quase sempre o líder, enquanto que o funcionário, funciona, cumpre com o solicitado, faz a tarefa orientada. Mas no caso do colaborador, a distancia com o líder é menor, dado que ele também aporta idéias, iniciativas, soluções. 

A perspectiva de um funcionário é a de que seja incrementado seu salário pelo chefe, independentemente de seu rendimento e do crescimento da organização. A perspectiva do colaborador é a de crescer em todos os aspectos (financeiro, de conhecimentos, informação, etc.) junto com a equipe, com a organização. Ele percebe que esse crescimento também depende de seu esforço. 

Finalmente o necessário processo de aprendizado e ensino que é realizado em toda organização ou clínica é enxergado a partir de treinamentos, no caso de funcionários. Quando enxergamos ao integrante da equipe como colaborador, pensamos em plano de carreira para essa pessoa, pensamos em desenvolvimento de suas competências e habilidades, em seu crescimento como ser humano integro e não apenas no treinamento de habilidades isoladas. 

Em resumo pensar os integrantes das equipes como colaboradores implica ter um olhar mais humano e respeitoso de cada um, enxergando suas diferenças e semelhanças, enquanto o enfoque de funcionário implica enxergá-lo de uma forma mais como um recurso qualquer. É importante definir os termos a utilizar no dia a dia porque as palavras carregam seu significado e são portadoras de uma forma de pensar. Tem formas de pensar que potencializam a equipe e outras que a limitam. E o mais importante, estes olhares, posturas e formas de enxergar diversas SOBRE os integrantes das equipes determinam também formas diferentes de nos comportar e agir.


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