Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Gestão na Saúde - Arte e Ciência

 Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino

Administrar hoje é intuição e conhecimento 

Gestão na Saúde parte - 1


Entre os temas mais comentados ultimamente nos eventos e congressos que participo está o de como conseguir uma boa Administração e Gestão no setor da saúde hoje. A Administração atual necessita de um amplo conhecimento e a aplicação correta dos seus princípios técnicos e não apenas boa vontade e conhecimento da parte técnica da atividade em questão, seja ela referente a saúde ou a qualquer outro setor. 

A administração de qualquer negócio hoje não acontece mais só na base da intuição, senão que é preciso ter conhecimentos técnicos sobre o que é administrar para termos sucesso em qualquer negócio. 

As ciências da Administração são importantes porque a realidade das empresas atuais em geral mudou muito em todas as áreas e também para as do setor da saúde. Diferente do passado com as mudanças acontecidas na sociedade, o surgimento de varias inovações tecnológicas como a Internet, sistemas de informática, telefonia celular e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem é necessário muito mais do que intuição e percepção para enxergar e aproveitar as oportunidades de negócio em qualquer setor da economia e também na saúde. 

A administração, segundo o Wikipedias, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. 

A administração é uma ciência multidisciplinar visto que os conhecimentos da mesma advêm e se aplicam em diversas áreas, tais como a Psicologia, Sociologia, Estatística, Informática, Contabilidade, Direito, Negociação, entre outras. No setor da saúde administrar se torna ainda mais multidisciplinar ainda, dado que nele trabalham diversos profissionais com diferente formação e grau de escolaridade. Desta forma temos médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, personal trainers, técnicos que apóiam as respectivas atividades e até administradores da saúde que tem bacharelado em Administração. 
A Administração hoje foca primeiro os meios controláveis ou seja internos que seria a Gestão de pessoas, serviços internos, entradas e saídas financeiras (Gestão Financeira), mais também levando em consideração o mercado competitivo que temos hoje também monitora os concorrentes, clientes e fornecedores, assim como também fatores tais como a política externa do país, oscilação do dólar, política cambial, negócios colaterais de outros setores, entre outros. Estes últimos fatores não são controlados pela organização (seja está do setor comercial, produtivo ou da saúde) mas podem ser estudados para causar o menor impacto possível nela. 

A importância desta ciência nos serviços de saúde atual é inestimável. 

A gestão é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades a fim de atender aos seus pre-requisitos de maneira eficiente e eficaz. No setor da saúde implicaria aplicar estes conhecimentos, habilidades e ferramentas numa área com sua especificidade e especial complexidade . Lidar com a saúde humana, as expetativas de vida e sonhos dospacientes e clientes já de por si reflete a complexidade do setor. 

Para aprofundar faca o treinamento Gestão na Saúde 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...