Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Marketing de Responsabilidade no setor da Saúde

Palavras dos Diretores


Marketing de Responsabilidade no setor da Saúde
27/07/2011

Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino
Lendo este título você pode se perguntar, o que tem a ver minha clínica ou serviço no setor da saúde com isso?Responsabilidade Social é algo que tem a ver com as grandes empresas.  Mas na nova forma de gestão que está sendo adotada pelos consultórios, clínicas e demais serviços de saúde, muito mais envolvida com os problemas e necessidades da comunidade e seus clientes/pacientes,  a responsabilidade social e o marketing exercem um papel fundamental.  Ter compromisso com a sociedade e com os outros não é apenas um dever de todos, senão que é um elemento que pode contribuir a administrar melhor e obter me-
lhores resultados.
Neste contexto, a Responsabilidade Social tem refletido em bons resultados, tanto econômicos, como sociais, pois juntamente com o Marketing, este modelo de gestão tem originado maior visibilidade da organização de saúde e dos profissionais que a integram. Os projetos de responsabilidade social , tem servido para expandir as práticas positivas adotas pelas empresas junto à sociedade.
O chamado Marketing social ou Marketing responsável ou simplesmente o Marketing de Responsabilidade Social reflete em grandes ganhos se utilizado de forma coerente e honesta. Vejamos as vantagens que traz sua utilização:

1. Fortalecimento da imagem da marca e da organização como um todo, ficando mais conhecida e com uma imagem positiva.
2. Incremento da imagem positiva dos produtos, tratamentos e serviços que oferece a entidade e profissional da saúde e conseqüentemente contribuindo ao incremento da procura por eles.
3. Contribuir a solucionar assuntos tão delicados como o lixo hospitalar.
4. Pode ajudar a resolver problemas antigos de relacionamento da organização de saúde com as instituições e empresas do bairro, por via do apoio das lideranças comunitárias.
5. Ajuda a canalizar as boas intenções de seus clientes/pacientes que não estavam conseguindo por outras vias.
6. Contribui a unir os integrantes da sua equipe de saúde em torno de uma idéia comum.
7. Contribui a aproximar a clínica ou organização assim como aos profissionais da saúde, de autoridades políticas, celebridades e personalidades, fazendo crescer seu network.
O que não faltam são as boas intenções. Mas o que não deve acontecer é que continuemos num esquema de  oferecer apenas caridade. Mesmo que se confundam, fazer caridade não é o mesmo que praticar a Responsabilidade Social. Muitas vezes a caridade esconde a nossa culpa com respeito a coisas que deveríamos ter feito no passado. Adotar um modelo de Responsabilidade Social significa ir um pouco além da caridade. Significa dar ao próximo um espaço de dignidade, não é dar o peixe, se não dar a rede para que essa pessoa física ou jurídica possa pescar, ajudar mas com a  perspectiva da sustentabilidade. Isto é que se garanta o crescimento dessas pessoas ou comunidades, fazendo que todos se sintam honestos e dignos no processo, tentando também que a mudança ou ajuda dada vire uma mudança permanente e não apenas algo temporário. Isto envolve uma mudança de atitude e comportamento, tanto de quem ajuda, como de quem recebe.
Outro problema que acontece quando vai ser elaborado e implementado o projeto é que as organizações e profissionais da saúde não tem experiência em como montar e fazer acontecer projetos desse tipo. Quando partimos de um conceito mais amplo, não apenas da caridade ou simples doação de produtos, às vezes fica difícil pensar em quais ações implementar, quem serão os responsáveis, quais outros parceiros e entidades procurar ou simplesmente por onde começar. Nestes casos, se as dúvidas são muitas se sugere procurar uma assessoria profissional. 

  • Este vai ser um dos temas abordados no treinamento de Marketing Estratégico c/ enfase em mídias sociais - 06/08/2011
PARTICIPE
e-mail: marketing@perfectuodontologia.com.br
Tel. (11)3774-3881/ 3774-8407
msn. mkt.perfectu@hotmail.com
skype. marketing.perfectu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...