Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

quarta-feira, 13 de julho de 2011

DENTISTAS ON LINE: CONTATOS COM PACIENTES NA INTERNET

Palavras dos Diretores13/07/2011

Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino

Hoje os pacientes antes de visitar um profissional da saúde, seja ele médico, dentista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta ou professor de educação física, quase sempre antes deram “um pulinho” na Internet, seja para achar o endereço da clínica, hospital, estúdio, academia ou serviço de saúde, ou para conhecer o site desse profissional, seu currículo, espaço, equipamentos e equipe. Na atualidade o paciente pode receber on line um resultado de exame, procurar através do Google informações sobre um profissional, uma enfermidade, tratamento, equipamento ou novas tecnologias de prevenção ou cura de determinadas enfermidades. Existem também os glossários e prontuários eletrônicos que também podem ser acessados. Isso sem contar que nos sites de muitos profissionais da saúde já existe a página de perguntas mais freqüentes onde já se esclarece de antemão muitas das dúvidas que poderia trazer o paciente.

Mas alguns pacientes vão além e fazem verdadeiras pesquisas sobre a doença ou tratamento que os preocupa, chegando com uma enorme quantidade de novas dúvidas e questionamentos e às vezes com uma postura de “eu já sei”, tornando-se resistente aos critérios do profissional. Mas segundo as pesquisas, esse tipo de paciente que acha que já sabe as mesmas coisas ou até mais que o profissional da saúde, é bem menor do que o paciente que depois de se informar fica ainda mais interessado em contrastar sua opinião com as de um especialista.
A Internet é uma oportunidade de ter contato direto com o paciente, via MSN, site ou email, mas também pode ser uma forma de captar novos pacientes quando se demonstra com uma explicação clara e simples a necessidade do tratamento. Por muita informação que o paciente tenha absorvido, raramente ele saberia mais do que o especialista.
Este é o panorama atual: além de redes sociais abertas ao público geral, como o You Tube, Facebook, Orkut e Twitter, proliferam também as redes sociais criadas especificamente para os profissionais da saúde, como o Planeta Médico, MySpin, Sermo, entre outras.
Os dentistas, médicos e outros profissionais da saúde podem sim fazer parte dessas comunidades abertas, desde que o façam respeitando a ética. Além da atualização constante, manter um perfil em redes sociais também auxilia na humanização da relação com o paciente, já que muitos deles preferem este contato mais interativo e em tempo real, ao invés do tradicional "ligar no consultório". Sobre tudo com o público mais jovem.
A saúde tem evoluído muito no âmbito da informação e conhecimento colocados na Internet, diagnóstico por imagem, marcação de consultas on line, etc. Há a oportunidade, por exemplo, de contato com histórias de casos de pacientes, observância de efeitos adversos, estudo de similaridades, entre outros pontos importantes da missão contínua de pesquisa e atualização que todo profissional da saúde tem.
Além disso, é importante que o médico saiba o que está na internet, pois há uma verdadeira também muitas informações erradas, "mitos" e até recomendações equivocadas quanto aos tratamentos e diagnósticos. Frente a essa realidade, o médico recebe também a missão de alertar ao paciente sempre que o mesmo mencionar durante uma consulta que viu algo na internet, auxiliá-lo no entendimento do que é verídico ou não no caso de um boato, por exemplo.
Para ter mais informação sobre este assunto ligue (11)3774-3881/ 3774-8407 ou acesse: http://www.perfectuodontologia.com.br/fale_conosco.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...