Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

quarta-feira, 21 de março de 2012

GESTÃO NA SAÚDE - O desafio de administrar na era das novas tecnologias




Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia de Freitas


Na atual conjuntura mundial muitas pessoas acham que tudo será resolvido de uma forma rápida e geral, quase mágica, através das novas tecnologias. Como se apenas por ter um computador ou lap top e algum software para administrar a clínica ou empresa já se fossem a resolver automaticamente todos os problemas e desafios que implica administrar no século XXI. É necessário aprender a utilizar criteriosamente essas novas ferramentas e o que é básico, alimentar e controlar esses sistemas. Mas ainda hoje é necessário para inaugurar um empreendimento qualquer ter um Plano de Negócios e um Planejamento Estratégico. 

Certamente que as formas de abordar ao cliente ou paciente mudaram: Hoje temos o Marketing Virtual; Marketing de Relacionamento; Marketing Mobile (mensagens de celular); Disparos de email marketing para segmentos e públicos diferenciados, com previa seleção do assunto e uma arte diferenciada dos mesmos, chamados popularmente de spans; lojas virtuais que oferecem os diversos produtos, serviços e tratamentos via net; Canais de TV na Internet; mídias sociais ou web 2, tais como Orkut, Facebook ou Twitter, etc. Hoje o bom uso destas mídias sociais reporta muitos novos clientes e pacientes. Isto se deve a que as pessoas gostam de ter um relacionamento mais verdadeiro e próximo com a empresa ou clínica, o que muitas vezes não conseguem num site corporativo ou canal de rádio ou TV, por exemplo. 

É necessário ter um site corporativo, mas também um blog corporativo. Ambos cumprem funções diferentes. O primeiro, mais formal deve falar quem somos e nossos serviços. O segundo deve mostrar um contato mais descontraído com o cliente ou paciente. Agora uma regra é que tanto o site como o blog e demais mídias sociais devem sempre ter informação nova, senão o internauta para de visitar-nos. 

Mesmo com todas essas mudanças, continua sendo necessárias as ferramentas do Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Marketing, Gestão Financeira, Coaching (aconselhamento mais próximo com um consultor experiente para os gestores), Negociação, Atendimento e Fidelização do cliente, entre outras. É preciso também saber motivar e liderar uma equipe e saber se auto-motivar quando estamos desanimados. 

Todas essas ferramentas e disciplinas fazem parte do Treinamento de 360 horas Gestão de Excelência na Saúde oferecido pela Perfectu, que possui descontos especiais para os integrantes de instituições parceiras (para maiores informações a este respeito visite nossos site e loja virtual ou entre em contato com as nossas atendentes). Também temos treinamentos específicos mais breves de em torno e 36 horas para quem precise apenas de uma disciplina isolada. 

Resumindo, podemos dizer que é preciso saber aproveitar essas novas tecnologias em função de uma missão, objetivos e metas claras que nos permitam chegar aonde queremos. O foco hoje está em ter uma compreensão geral do mercado, o público alvo e as novas oportunidades que se abrem partindo da utilização das novas tecnologias e segmentos de público. Antes o público de uma empresa ou negócio da saúde estava restrito a quem passava frente a porta ou os outdoors. Hoje os clientes potenciais podem estar do outro lado do planeta. Mas utilizar as novas tecnologias com um olhar antigo ou sem o auxilio das ferramentas da Administração Estratégica não serve de nada.


Para mais informação contate a Perfectu ou clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...