QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA GESTÃO FINANCEIRA EM CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS?
Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz e Dra. Claudia Firmino de Freitas
Saber para onde vamos, quando e onde investir
Entender os objetivos de uma atividade qualquer, mais ainda da atividade financeira no setor da saúde, é ter claro aonde se quer chegar, qual é a bussola que pode nos guiar no mar de contradições, questionamentos e imprevistos financeiros entre os quais devemos cotidianamente navegar. Por isso, resulta positivo termos clareza de quais são os objetivos que perseguimos com a Administração Financeira. Desta forma, os supra-objetivos das ações e decisões da Gestão Financeira podem ser resumidas da seguinte forma:
Assegurar à clínica, consultório ou empresa do setor da saúde uma estrutura financeira equilibrada e que não a coloque em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.
Assegurar a rentabilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rentabilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.
Garantir a estabilidade das operações do consultório ou empresa assegurando a existência dos capitais financeiros necessários que a atividade corrente requer, assim como garantir a existência e à realização de investimentos em capital fixo.
Resumindo, podemos dizer que ter uma boa Gestão Financeira nos ajuda a tomar decisões adequadas no dia do serviço, não entrar na falência de um dia para outro, não achar que estamos ganhando muito porque temos muitos pacientes/clientes quando na verdade estamos tendo um elevado custo e por tanto quase ou nenhum lucro, etc. A Administração Financeira é uma excelente ferramenta para administrar qualquer tipo de clínica, consultório ou empresa do setor da saúde, ajudando a tomar decisões no dia a dia e a médio e longo prazo, como as referentes a quando e como investir, quando e de que forma crescer.
FELIPE CHIBÁS ORTIZ é consultor, psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba, mestre e doutor pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing, especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares, Espanha. Palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais. É autor de onze livros publicados em Cuba, Brasil, Espanha, Canadá e México e sócio-diretor da Perfectu Gerenciamento Empresarial, empresa de consultoria que integra o grupo multinacional espanhol de Consultoria e Formação Empresarial Global Estrategias, presente em 15 países de quatro continentes. Preside o comitê organizador do I Fórum de Dentistas e Profissionais da Saúde Empreendedores.
CLAUDIA FIRMINO DE FREITAS é cirurgiã dentista pela Universidade Metodista, gestora e consultora odontológica com ampla experiência no mercado. Formada nos cursos de Ortodontia, Reabilitação oral, Estética odontológica, Periodontia. Tem atuado também como Professora Assistente de cursos na USP e na Universidade Metodista. Integra o projeto Envelhecer sorrindo pela Universidade São Paulo, programa direcionado ao atendimento na área de Odontogeriatria. É também especialista em Direção de Departamentos de Atendimento e Fidelização do cliente pela Universidade Politécnica de Madrid, de Espanha, e sócia-diretora da Perfectu Gerenciamento Empresarial. Preside o comitê organizador do I Fórum de Dentistas e Profissionais da Saúde Empreendedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem...