Pesquise sobre nossas matérias

ShareThis

Visitante n°...

Visitante n° Aproveite e siga-nos

sábado, 14 de maio de 2011

Metro do Higienópolis

Metro do Higienópolis? Benefício ou Problema?

Sofisticado. Glamourizado. Privilegiado. Cosmopolita. Lugar de gente famosa. O bairro paulistano de Higienópolis pode ser tudo isso, mas parte de sua população não quer uma estação de metrô em sua principal avenida, a Angélica, justificando que aumentaria o comércio informal, a criminalidade e a circulação de “gente diferenciada”, como na expressão de uma de suas moradoras.

Ouvidas pela reportagem do UOL Notícias, as personalidades do bairro foram em sua maioria contrárias à decisão do governo paulista de ceder à pressão para não construir uma estação por lá.
“Acho que temos  que ter metrô em todos os cantos, sou a favor do metrô aqui em Higienópolis onde ele for possível. Acho a atitude elitista de não querer `pessoas diferenciadas´ andando pelo bairro autodestrutiva”,  opina Marina Person, ex-VJ da MTV e atual apresentadora da TV Cultura.

Outros apresentadores povoam o bairro: Jô Soares, Adriane Galisteu e Tom Cavalcante.  É habitat também de atores como Denise Fraga, Cássio Scarpin, Irene Ravache e Maria Alice Vergueiro.



Morando por lá há 19 anos, Irene Ravache afirma que seria "muito bom" ter uma estação na Angélica. "Paris, Nova York e Barcelona são cortadas por metrô, inclusive em bairros chiques", argumenta.
Já Maria Alice Vergueiro, conhecida recentemente pelo curta-metragem “Tapa na Pantera”, está do lado dos que querem a estação mais para o lado do estádio do Pacaembu. “Metrô é sempre bom, mas não há necessidade na Angélica. Misturar luta de classes nessa polêmica é uma besteira”, criticou.
Outro morador ilustre é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, alheio à discussão porque está em viagem de palestras pela Europa e EUA.
A área também é conhecida por seus restaurantes requintados, como o La Brasserie, que é comandado pelo chef francês Erick Jacquin. “Não consigo entender as pessoas sendo contra um transporte que diminui a poluição e o trânsito. Eu e meus funcionários viríamos de metrô, como acontece em Paris”, argumenta o cozinheiro renomado.
O comentarista esportivo Juca Kfouri também estranha a recusa do metrô. “Não sabia que meus vizinhos eram tão intolerantes. Esse tipo de comportamento de classe é tão ridículo que chega ao absurdo”, sentencia o jornalista.
Seu colega de profissão Vitor Birner ficou revoltado com a situação. “É patético o que essa gente elitista pensa. Metrô não atrapalha, só ajuda.”
Todo o rebuliço começou com o anúncio nesta semana por parte do governo paulista, que voltou atrás no plano de construir uma estação na esquina da avenida Angélica com a rua Sergipe.
A direção do Metrô afirmou que a mudança nos planos obedece a uma lógica técnica e anunciou que está sendo avaliada uma nova localização para a estação. O próprio governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), foi a público para negar que pressão dos moradores tenha influenciado.
A Associação Defenda Higienópolis, que foi a responsável pelo abaixo-assinado de 3.500 pessoas que pedia que a esquina da avenida Angéllica com a rua Sergipe não virasse estação de metrô, comemorou a decisão.
Contudo, um protesto contrário surgiu pelas redes sociais Facebook e Twitter, marcando para este sábado às 14h um “churrascão da gente diferenciada” na frente do shopping Pátio Higienópolis.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/05/14/famosos-de-higienopolis-apoiam-estacao-de-metro-no-bairro-nobre.jhtm


E a polêmica não para por aí!....


Internautas marcam churrasco em protesto a mudança de metrô em SP



A desistência do governo estadual de fazer uma estação de metrô na avenida Angélica, na região de Higienópolis, bairro nobre do centro de São Paulo, virou motivo de piada nas redes sociais nesta quarta-feira. Internautas marcaram um churrasco para protestar contra a decisão (leia abaixo).
Reportagem da Folha de hoje mostrou que a decisão ocorreu após pressão de moradores, empresários e comerciantes da região. A estação da linha 6-Laranja deve ser construída na praça Charles Miller, no estádio do Pacaembu.
No Twitter (rede de micrblogs), o assunto entrou nos tópicos mais comentados do país desde a manhã. "É tão fácil resolver esse problema do metrô em Higienópolis, gente: faz uma entrada social e uma de serviço. Pronto", escreveu Luisa Tieppo em seu perfil.
Outros usuários abusaram da ironia para criticar a mudança. "Já posso comprar uma passagem para o país de Higienópolis? Eu gosto de ver riqueza. Não me misturo com esse povinho do restante do Brasil", afirmou Guilherme Navarro.
Já Rodrigo Martins provocou: "Higienópolis e Pacaembu não querem metrô? Bota uma estação lá na minha saudosa Vila Quaquá!".
"Dá vergonha ver a cidade abrir mão de uma estação de metrô na região central por causa de 3.500 higienopolitanos. Mas a linha é pra quando, 2100?", questionou Tiago Marconi.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/914459-internautas-marcam-churrasco-em-protesto-a-mudanca-de-metro-em-sp.shtml











Um comentário:

  1. Acho que isso nem deveria ser polêmica. é algo tão absurdo! E depois vem essas pessoas e empresas com ações sociais! Que espécie de pessoas são essas!

    Marina Naves

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...